A tecnologia vem transformando o mundo e no setor de farmácia não é diferente. A inovação tem, inclusive, incentivado cientistas a empreenderem em busca de novas soluções em medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, entre tantos outros segmentos que exijam a presença desse especialista.
Mas nem sempre foi assim. Até pouco tempo atrás, quem se formava na área seguia carreira na indústria ou em farmácias de manipulação. Dois mercados bem consolidados e herança dos tradicionais boticários, profissionais responsáveis antigamente pelas fórmulas e produções dos medicamentos.
Foi nesse caminho do empreendedorismo que seguiram as duas cientistas, as doutoras Patrícia Severino e Juliana Cardoso, líderes da startup 3D Pharma.
A empresa surge com o propósito de resolver uma dor comum em quem tem animais de estimação: administrar o medicamento via oral sem estresse para o bichinho e muito menos ao tutor.
Farmácia pet é tendência no setor
Afinal, quem tem pet sabe bem a dificuldade que é administrar um medicamento para os bichinhos, não é verdade? Justamente porque sempre é um transtorno dar remédio para os animais, que acabam ficando estressados, podendo regurgitar, vomitar ou até mesmo o dono esquecer desse cuidado importante.
Foi pensando nisso que as cientistas da 3D Pharma enxergaram uma demanda que pretende revolucionar o mercado pet. Farão isso com base em muito estudo, pesquisa e conhecimento para colocar em prática um produto inovador.
A Dra. Patrícia Severino, cientista e atuante no desenvolvimento de inovação em tecnologia farmacêutica, sempre teve pet e aliou as duas paixões após uma visita realizada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das universidades mais renomadas em tecnologia do mundo, nos Estados Unidos.
Na visita, a cientista observou uma tendência de crescimento das tecnologias envolvendo impressão 3D e sua potencialidade para uso em medicamentos.
Com a parceria Dra Juliana, estão desenvolvendo as primeiras ideias para empregar a tecnologia e, dessa forma, nasceu a 3D Pharma, uma empresa 100% feminina. Sem contar que o empreendedorismo, bem como a ciência, faz parte do DNA familiar das especialistas.
E se agora elas inspiram a nova geração de quem deseja seguir carreira na farmácia, ao longo de suas jornadas também tiveram suas inspirações.
Madame Curie é um símbolo da mulher na ciência e a inspiração da Dra Juliana Cardoso. Foi uma cientista polonesa e a primeira a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Já a Dra Patrícia Severino tem como referência Margaret Hamilton, que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. O software de Hamilton impediu que o pouso na Lua fosse abortado.
Acesse aqui e conheça todos os serviços da 3D Pharma.