A inovação tem sido o ponto de partida para novas soluções no segmento pet. Clínicas veterinárias e profissionais responsáveis pela saúde dos animais de estimação já contam com equipamentos de alta tecnologia no diagnóstico de doenças.
Pesquisadores da área da tecnologia farmacêutica buscam nos estudos e nas pesquisas mais recentes tratamentos mais eficazes. Além dos que oferecem maior conforto no tratamento das enfermidades dos pets.
Transformar toda essa tecnologia em um novo negócio e viabilizar ao consumidor é algo bastante desafiador. No entanto, há muitas maneiras de incentivar o empreendedorismo no Brasil.
As agências de fomento estão entre elas. Além de serviços de apoio à empresas, programas de aceleração, entre tantas outras formas de impulsionar as startups e as deep techs a transformar suas idealizações e projetos em ações reais.
Inovação é ponto de partida para parceiros e apoiadores
A presença de fundações de amparo é necessária para o avanço da ciência no Brasil.
Para você entender um pouco mais, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) é uma agência com autonomia garantida por lei, mas ainda ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.
Desta maneira, a FAPESP recebe um orçamento anual que corresponde a 1% da receita tributária do Estado de SP para financiar projetos em diversas áreas do conhecimento. Assim, impostos coletados podem ser aplicados para o benefício da sociedade.
Mas, você pode estar se perguntando como essa agência tem ajudado a 3D Pharma?
Inovação e equipe científica
Para produção de um novo medicamento é necessário que a empresa cumpra várias etapas, para garantir que o produto seja eficaz e seguro para o pet e para seu tutor.
A Fapesp, por exemplo, concede auxílio financeiro para o andamento dos estudos de eficácia, segurança, estabilidade e produção do medicamento inovador desenvolvido pela 3D Pharma.
Além disso, concede bolsas para a contratação de pesquisadores, que compõem a equipe científica da 3D Pharma. Além de auxiliar na participação de feiras e eventos para a divulgação dos resultados alcançados pela pesquisa.
A FAPESP é a única agência que financia a Inovação na 3D Pharma?
Ideias transformadoras precisam de recursos em pesquisa para que o desenvolvimento tecnológico se torne concreto. Nesse sentido, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) tem sido uma importante aliada, bem como outros apoiadores, a exemplo da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
A Finep é uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que disponibiliza financiamentos reembolsáveis ou não-reembolsáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico em diversas áreas. Tem atuado de maneira cada vez mais intensa no apoio de empresas de base tecnológica, como a 3D Pharma.
Além de aporte financeiro para alavancar a nova tecnologia, a aproximação da 3D Pharma com players do mercado e outros investidores se faz necessária.
Nesse campo, o Sebrae tem um importante papel quanto à capacitação e ao estímulo à competitividade de micro e pequenas empresas, promovendo o empreendedorismo no país.
Desta maneira, o Sebrae possibilita que a 3D Pharma tenha acesso a ambientes de inovação, além de treinamentos na área de gestão de negócios.
Como os Programas de Aceleração podem impulsionar uma nova tecnologia?
Os programas de aceleração podem auxiliar as empresas que são novas no mercado com mentorias. Outro serviço é no aporte financeiro.
No entanto, o que diferencia uma aceleradora de uma agência de fomento é que as startups podem oferecer uma participação societária para as empresas que tiverem interesse em acelerá-las.
Um exemplo de aceleradora é a InovAtiva Brasil, a qual apoia o ecossistema de empreendedorismo através de conexão entre potenciais investidores e parceiros à empresa e cursos de capacitação. A InovAtiva Brasil tem sido uma importante aliada da 3D Pharma na busca por investidores.
Programas Municipais de Incubadoras
Outra maneira importante de incentivar o empreendedorismo no Brasil e a criação de negócios inovadores é o programa de Incubadoras oferecido por políticas públicas em vários municípios.
Esse programa oferece um local físico para abrigar o negócio, agilizando a transferência dos resultados obtidos através da pesquisa em laboratório para a produção industrial.
Em um ambiente de incubadora, a empresa conta com o apoio gerencial e técnico com a inclusão de diversos serviços: recepção, internet, telefone, secretaria, salas de reunião, ou seja, a estrutura necessária para que se possa iniciar e desenvolver o negócio.
Neste sentido, a Incubadora de Empresas de Araraquara foi um formidável aliado na estruturação física da 3D Pharma, ajudando a transformar ideias em projetos de negócios viáveis.
A importância das Universidades e Parceiros para a Validação Técnica
No desenvolvimento do processo tecnológico envolvido na inovação, contamos também com vários apoiadores técnicos de universidades brasileiras.
Na 3D Pharma, destacam-se a Dra. Maria do Socorro Pires e Cruz, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dr. Victor Fernando Santana Lima, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Dra. Heloisa Cristina da Silva, da UFBA – Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Também há parcerias com clínicas veterinárias de referência, como a Mr. Zoo, que ajuda a testar o produto e a trazer a validação técnica.
Tecnologia Inovadora da 3D Pharma
Vale dizer que a 3D Pharma utiliza a tecnologia 3D para revolucionar o mercado pet. O produto que a empresa está desenvolvendo é 100% nacional, tem altíssima qualidade e emprega alta tecnologia.
Para isso, foi preciso muito investimento. Assim, o suporte das aceleradoras e as fundações de amparo, além de instituições como o Sebrae, garante que inovações brasileiras aconteçam e ajudem a manter o Brasil como potência na ciência.
Compartilhe este conteúdo em suas redes. Ajude outras pessoas a conhecerem o trabalho das fundações de amparo e outras instituições que apoiam a ciência no Brasil.